Métodos Ágeis e Práticas DevOps
Os princípios e práticas da gestão ágil e o uso das práticas Desenvolvimento e Operações de Software (DevOps) estão se tornando cada vez mais populares em empresas líderes de seus mercados, tais como NetFlix, Amazon, Uber, Globo.com, Banco Itaú, dentre outras. Por isso, esse curso foi elaborado com uma metodologia de ensino prática e centrada no estudo de casos reais e na trocas de experiências entre os seus participantes para prepara-los para as demandas e necessidades do mercado atual.

Local: Campus Savassi
Data: Agosto/2019
Horário: Segundas e terças-feiras, das 18h30 às 22h40
Carga horária total - 180 horas
- 1 - Engenharia Ágil de Software
- 1.1 - Cultura DevOps
- 1.2 - Princípios e bases da agilidade
- 1.3 - Lean Software
- 1.4 - Arquitetura Ágil de Software: plataformas tecnológicas
- 2 - Métodos Ágeis
- 2.1 - Gestão de Requisitos com Práticas Ágeis
- 2.2 - Métodos ágeis para projetos e demandas com Scrum e Kanban
- 2.3 - LESS e SAFE: Agilidade em escala organizacional
- 3 - Práticas DEVOPS (Desenvolvimento e Operações de Software)
- 3.1 - Qualidade Contínua de Código
- 3.2 - Automação de Testes de Software
- 3.3 - Gestão de Configuração: abordagem prática
- 4 - Práticas DEVOPS Avançadas
- 4.1 - Gestão de Builds e Releases: integração, implantação e entrega contínuas
- 4.2 - Monitoramento de Aplicações
- 4.3 - Infraestrutura como Código – IAC (Infrastructure As Code)
- 4.4 - Acompanhamento para orientação dos Trabalhos Técnicos
- 4.5 - Seminário de Apresentação os Trabalhos Técnicos de Final de Curso – TTFC
-Avaliar os principais aspectos práticos dos métodos ágeis e como eles caminham junto ao DevOps;
-Trabalhar os princípios da agilidade, bem como arquitetura ágil de software e com a modelagem ágil e a gestão de requisitos com práticas ágeis;
-Ampliar a visão da agilidade em escala organizacional utilizando LESS e SAFE;
-Compreender as práticas básicas DevOps, dentre elas automação de testes, gestão da integração, gestão de builds, infra-estrutura como código, configuração como código e monitoração de aplicações, assim como as práticas avançadas, dentre elas a integração, implantação e entrega contínua;
-Identificar ferramentas para as práticas DevOps e utilizar laboratórios para executar os softwares mais atuais da área;
-Utilizar o trabalho de final de curso para propor práticas e ferramentas DevOps que realmente sejam aplicáveis, úteis e relevantes para as organizações.
Um dos grandes diferenciais do IETEC é a estrutura dos cursos, dividida em três etapas: Aperfeiçoamento, MBA especialização e 2º MBA. Dessa forma, você faz sua pós-graduacão em menos tempo e pode sair com dois MBA’s em apenas um ano e meio.
1ª Etapa
2ª Etapa
3ª Etapa
Os conteúdos são consistentes e atendem às necessidades do mercado, aliando teoria e prática.
Desde 1987 o Ietec atua em educação e treinamento, tornando-se referência e provedora em diversas áreas do conhecimento. Primeira instituição em MG credenciada internacionalmente pelo PMI® (Project management Institute) como Global Registered Education Provider. Único mestrado em Engenharia e Gestão recomendado pela Capes, Faculdade credenciada pelo MEC, e por três vezes consecutivas eleito como um dos melhores MBAs do Brasil.
Além da excelência nas áreas de engenharia, tecnologia, inovação e gestão, os alunos contam com o sistema modular de ensino, que permite a obtenção de até 3 certificados, em apenas 3 semestres.
O aprendizado é voltado à aplicabilidade, com aulas dinâmicas e análise de casos atuais que alimentam a interação entre professores, alunos e mercado, resultando numa produtiva troca de experiências.